tufão - significado y definición. Qué es tufão
Diclib.com
Diccionario ChatGPT
Ingrese una palabra o frase en cualquier idioma 👆
Idioma:     

Traducción y análisis de palabras por inteligencia artificial ChatGPT

En esta página puede obtener un análisis detallado de una palabra o frase, producido utilizando la mejor tecnología de inteligencia artificial hasta la fecha:

  • cómo se usa la palabra
  • frecuencia de uso
  • se utiliza con más frecuencia en el habla oral o escrita
  • opciones de traducción
  • ejemplos de uso (varias frases con traducción)
  • etimología

Qué (quién) es tufão - definición

TIPO DE CICLONE TROPICAL

tufão         
s.m. (-1500 cf. NavCabr)
1 furacão nos mares do Oriente, esp. no da China
2 p.ext. vento muito forte; ventania, vendaval, pé-de-vento
-etim ár. túfán 'inundação, dilúvio, cataclismo' -sin/var ver sinonímia de furacão
Tufão         
m. Prov. alg.
Variedade de calcário tufoso.
(De "tufo")
tufão         
sm (ár tufân) Vento muito forte, tempestuoso; furacão, vendaval.

Wikipedia

Tufão

Um tufão é um ciclone tropical maduro que se desenvolve entre 180 ° e 100 ° L no hemisfério norte. Essa região é conhecida como Bacia do Noroeste do Pacífico, e é a bacia de ciclones tropicais mais ativa da Terra, respondendo por quase um terço dos ciclones tropicais anuais do mundo. Para fins organizacionais, o norte do Oceano Pacífico é dividido em três regiões: a oriental (América do Norte a 140 ° O), central (140 ° O a 180 °), ocidental (180 ° a 100 ° L). O Centro Meteorológico Especializado Regional (RSMC) para previsões de ciclones tropicais está no Japão, com outros centros de alerta de ciclones tropicais para o noroeste do Pacífico no Havaí (o Joint Typhoon Warning Center), as Filipinas e Hong Kong. Enquanto a RSMC nomeia cada sistema, a lista de nomes principais é coordenada entre 18 países que têm territórios ameaçados por tufões a cada ano. [2] Um furacão é uma tempestade que ocorre no Oceano Atlântico ou no nordeste do Oceano Pacífico, um tufão ocorre no noroeste do Oceano Pacífico e um ciclone tropical ocorre no Pacífico Sul ou no Oceano Índico.

No noroeste do Pacífico, não há estações oficiais de tufões, à medida que os ciclones tropicais se formam ao longo do ano. Como qualquer ciclone tropical, existem alguns requisitos principais para a formação e desenvolvimento de tufões: (1) temperaturas da superfície do mar suficientemente quentes, (2) instabilidade atmosférica, (3) alta umidade nos níveis mais baixos a intermediários da troposfera, (4) efeito Coriolis suficiente para desenvolver um centro de baixa pressão, (5) um foco ou perturbação de baixo nível preexistente, e (6) um baixo cisalhamento vertical do vento. Enquanto a maioria das tempestades se forma entre junho e novembro, algumas tempestades ocorrem entre dezembro e maio (embora a formação de ciclones tropicais seja mínima durante esse período). Em média, o noroeste do Pacífico apresenta os ciclones tropicais mais numerosos e intensos do mundo. Como outras bacias, elas são dirigidas pela cordilheira subtropical em direção ao oeste ou noroeste, com alguns sistemas recuando próximo e a leste do Japão. As Filipinas recebem o peso das terras, com a China e o Japão sendo impactados um pouco menos. Alguns dos tufões mais mortíferos da história atingiram a China. O sul da China tem o maior registro de impactos de tufões na região, com uma amostra de mil anos via documentos dentro de seus arquivos. Taiwan recebeu o mais chuvoso tufão já registrado das bacias de ciclones tropicais no noroeste do Pacífico.